Inauguração Exposição “Da Pré-História ao séc.XX”

Foi no final da tarde da passada sexta feira 5 de setembro, pelas 17horas, que a Desenhos do Bruno Academia inaugurou na Galeria de exposições temporárias do Museu do Hospital e das Caldas, a sua oitava exposição coletiva e anual dos trabalhos realizados pelos seus alunos durante o ano letivo 2024/2025 intitulada “Da pré-história ao século XX”.

A inauguração contou com a presença de alunos, ex alunos, familiares e amigos da Desenhos do Bruno Academia que, a par da Mostra, assinalaram num ambiente mágico de um final de tarde só possível no centro histórico da cidade de Caldas da Rainha, o seu oitavo ano de existência.

A inauguração teve início com o testemunho da co-responsável pelo Museu, Tânia Jorge, que destacou a importância da abertura do museu a iniciativas externas e a “amizade” que o museu mantém desde sempre com a Desenhos do Bruno Academia.

Bruno Prates Ferreira, para além do agradecimento e reconhecimento à sensibilidade da equipa do Museu, apresentou de uma forma sucinta a exposição destacando os momentos significativos ao desenvolvimento do trabalho realizado no decorrer do ano letivo, com especial destaque à visita (entre outras) ao atelier do Escultor Carlos Oliveira a propósito do estudo da escultura no período clássico, bem como a inclusão dos familiares neste tipo de iniciativas.

Bruno, fez ainda referência à existência de uma outra exposição dentro da Mostra que consiste na apresentação das vinte ilustrações originais realizadas pela aluna Maria Luísa Maia para o livro infantil em co-autoria com a sua irmã Maria Gaudalupe Maia que elaborou o texto sobre a história de vida do seu bisavó – o emblemático toureiro da Golegã, Manuel dos Santos. O Livro foi recentemente publicado e apresentado em agosto deste ano a propósito das comemoração do centenário do seu nascimento.

Por fim, teve a palavra a aluna Sofia Arrabaça que, em nome dos alunos da DdB.A, apresentou o processo de criação das obras expostas nos diferentes períodos da História da Arte. A Sofia teve ainda oportunidade de partilhar a vertente terapêutica que a pintura a óleo teve no seu bem estar nos finais dos dias.

A exposição coletiva “Da Pré-História ao Século XX”, convida o público a uma viagem artística através do tempo. A mostra percorre diferentes períodos da História da Arte, recriando técnicas e estilos que marcaram a expressão humana ao longo dos séculos.

Dos primeiros registos de comunicação visual, presentes nas pinturas rupestres, passando pelo fascínio do Egipto Antigo, com a elaboração de um falso papiro, até à elegância da escultura grega em gesso, cada obra evoca a essência de uma época. O percurso segue com a verticalidade e mistério do período gótico, traduzido em desenhos a tinta da China de catedrais e gárgulas. Avança com os mestres do Renascimento, com pintura a óleo sobre tela, e culmina nas revoluções estéticas da modernidade: Impressionismo, Naturalismo e culminando numa introdução ao Cubismo, representado em pastel de óleo.

Mais do que uma exposição, é um exercício de descoberta, experimentação e diálogo entre passado e presente, em que cada aluno (entre os seus 7 e 19 anos de idade) se torna parte ativa da longa tradição artística da humanidade.

A montagem da exposição esteve a cargo da ex aluna e colaboradora Joana Saramago ( aluna de conservação e Reatauro no Politécnico de Tomar) , Joana Sousa (caloira na FAUL), João Pinhão (caloiro na FBAUL) e da aluna Diana Carlos (do 9ºano da ESRBP).

A mostra é de entrada livre e está patente até dia 27 de setembro de terça a sábado entre as 10h e as 16h.