Visita de Estudo a Madrid

Um grupo de 17 alunos da Desenhos do Bruno Academia juntamente com o seu professor Bruno Prates Ferreira, Rita Ferreira (gestora e coordenadora de projetos) e uma super mãe, Elisabete Saavedra regressaram no dia 07 de setembro de uma visita de estudo realizada ao chamado “triãngulo de ouro” de Madrid, composto pelo Museu do Prado, Museu Rainha Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.

A iniciativa partiu de um grupo de alunos estudantes de Artes no ensino Secundário, depois de, em abril, visitarmos a coleção Berardo no CCB (Lisboa), o MAAT e o Museu da Marioneta. O objetivo era fazer uma viagem pela história da pintura do séc XVIII até ao séc. XX. A este grupo juntaram-se outros alunos que aspiram estudar artes ou que simplesmente têm gosto pela história da arte.

Durante estes dias em Madrid foi pedido aos alunos que realizassem pesquisa sobre exposições, galerias, estúdios, que fossem ao encontro dos objetivos da visita. Desta pesquisa e após sugestão da aluna Matilde Gomes, visitamos a exposição “Carrera de fondo” de Joaquín Moldes patente na Casa de Galicia em Madrid. Segundo a pesquisa da aluna, o autor encontrou na pintura uma forma terapêutica de lidar com a doença de Parkinson, um tema que lhe é sensível, uma vez que se trata da mesma doença recentemente diagnosticada ao seu avó paterno.

A visita teve a duração de 5 dias com mais um dia extra motivado pelo cancelamento do voo de regresso. A experiência foi de tal forma significativa que os responsáveis da Academia já estão a planear a próxima visita fora do país para o ano letivo 2024/2025.

Para o sucesso desta iniciativa a DdB.A contou com a confiança dos familiares e encarregados de educação e ainda com o apoio e patrocínio do seu mediador exclusivo de seguros “Alexandre Seguros”.